domingo, 4 de outubro de 2009

O DIFERENCIAL COMPETITIVO DAS EMPRESAS DE SEGURANÇA NO BRASIL.

O DIFERENCIAL COMPETITIVO DAS EMPRESAS DE SEGURANÇA NO BRASIL.

As empresas de segurança privada no Brasil estão vivenciando uma fase onde o diferencial competitivo está na maneira de organização estrutural da empresa, algumas dessas empresas de segurança nascem de uma oportunidade no mercado, porém não se estabelecem quando começa a crescer. Vemos no mercado uma avalanche de empresas de segurança Privada onde não prezam por uma competitividade saudável e minimizam seus custos em cima de métodos questionáveis, administração é a última esfera de preocupação com isso seu staff geralmente são pequenos e desorganizados vindo ao final das contas ruírem, pois fizeram de uma forma empírica deixando todo o academicismo confiando em suas próprias experiências.
Algumas, porém vendo que uma reengenharia é o principal suporte para não cair, entendem a verdadeira maneira e se reinventam conseguindo com isso uma oportunidade a mais no mercado enxergando que sem uma administração adequada não conseguirá se manter no mercado. Porém isso custa caro, porque reengenharia é começar tudo de novo, para alcançar esse patamar as Empresas estão escolhendo profissionais cada vez mais capacitados onde ele seja um suporte para esse começo.
As diferentes dimensões entre as empresas são os problemas inerentes à realização da organização das estruturas onde no geral devem possuir um corpo técnico altamente qualificado para desenvolver e auditar o plano de contingência e sempre de forma a atender as necessidades e condições da empresa.
A estrutura da organização é definida como a ordenação e agrupamentos de atividades e recursos, visando ao alcance dos objetivos e resultados estabelecidos. Os principais aspectos para o desenvolvimento adequado da organização são: as estruturas organizacionais e as rotinas e procedimentos administrativos. Sendo a funções básicas além das já citadas o planejamento, a direção e o controle que vem a propiciar a identificação das tarefas necessárias, organização das funções e responsabilidades, informações, recursos, feedback aos empregados, medidas de desempenho compatíveis com os objetivos e as condições motivadoras.
Sendo a estrutura da organização divididas em duas redes as formais e informais, as redes informais sãos as ligações estabelecidas entre os funcionários que formam seus próprios círculos dentro do trabalho e tem como principal característica a não extinção, esta rede e formada geralmente para oferecer resistência à estrutura formal.
A correta solução para a continuidade dos sistemas se alinha com a sua estratégia comercial, obtém valor das suas tecnologias existentes e também das novas, e faz com que o seu ambiente de sistemas seja seguro e administrável, garantindo o sucesso agora e quando ocorrer algum problema, procure estas capacidades que lhe permitirão reagir em tempo real durante uma emergência e proteger os interesses do negócio, dos clientes desde os funcionários aos acionistas.
Os Sistemas são divididos por:
• Responsabilidade
Refere-se à obrigação que uma pessoa tem de fazer alguma coisa para outrem (Jucius e Schelender 1968, p.234).
• Autoridade
É o direito para fazer alguma coisa. Ela pode ser o direito de tomar decisões, de dar ordem e requerer obediência, ou simplesmente o direito de desempenhar um trabalho que foi designado. A autoridade tem poder formal e informal (Jucius e Schelender 1968, p.234).
• Comunicações
É um processo mediante o qual uma mensagem é enviada por um emissor, através de um determinado canal e entendida por um receptor (Vasconcelos 1972, p.20).
• Objetivos
É o alvo ou situação que se pretende atingir (Jucius e Schelender 1968, p.234).
• Estratégias
É a definição do caminho mais adequado para alcançar o objetivo. Segundo Nino (2008, p.100), a cultura organizacional representa uma percepção comum sustentada pelos membros da organização. Esse aspecto de uma cultura fica explicitado quando definimos uma cultura como um sistema de significados comuns. Então a cultura organizacional passa a ser observada também como um componente dos sistemas.
• Logística
Algumas organizações apostam na logística como diferencial competitivo para se manter no mercado, planeja e coordena suas ações gerenciando de forma integrada, do fornecedor da matéria prima até a certeza do perfeito atendimento ao cliente e sua satisfação.
É a definição de como e aonde a empresa quer chegar ao mercado, estabelecendo alguns critérios. Além de quando chegar nesta meta estabelecida, verificar através de suas metodologias se deve ou não expandir-se para outra direção. Segundo Nino (2008, pp.132 a 134), os métodos são divididos em etapas básicas:
• Diagnóstico
É a realização do conhecimento geral da empresa onde devem ser realizadas três etapas: - Análise de documentos; - Entrevistas; - Visitas in loco. Além de quatro etapas: - Identificação da visão; - Análise externa; - Análise interna e Análise dos concorrentes.
• Missão da Empresa
Deve ser estabelecida a razão de ser da empresa, bem como seu planejamento estratégico.
• Instrumentos Prescritivos e Quantitativos
Os instrumentos prescritivos levam a explicação do que deve ser feito pela organização para que se direcione ao alcance dos propósitos estabelecidos dentro de sua missão.
• Controle e Avaliação
Verifica-se como uma empresa está caminhando em direção à situação desejada.
As emergências são debeláveis quando conhecemos o exato conceito de proteção aos riscos que é a arte ou a função, que visa à proteção dos recursos humanos, materiais, ambientais e financeiros de uma empresa, através da eliminação ou redução dos seus riscos, através do financiamento dos riscos remanescentes, conforme seja economicamente mais viável. Segundo Nino (2008, p.450), um plano de emergência bem elaborado pode levar a sobrevivência de uma organização, minimizando seus gastos e perdas. Além disso, poderá levar à redução de parte do caos e trauma que ocasionam a falta de direção e controle durante uma emergência.
O perfil das empresas de segurança privadas no Brasil é bastante distinto, pois temos das pequenas às grandes empresas e vemos nessas organizações as diferenças gritantes quanto a sua política organizacional, ficando bem fácil de definir quem realmente leva a sério a questão de estruturação de staff. Daí verá quem realmente preocupou-se em manter-se no mercado, pois adotou procedimento e pensou em seu futuro às empresas que levantarem a cabeça e manterem um olhar realmente lá no futuro, essas estão demonstrando um verdadeiro diferencial competitivo, organizando hoje para estarem atuando amanhã.
REFERÊNCIAS:
MEIRELES, Nino Ricardo. Manual do Gestor da Segurança Corporativa. Salvador: Etera, 2008.

Resenha Temática do Filme Brigada 49

ROMUALDO SANTOS BONFIM





RESENHA TEMÁTICA DO FILME BRIGADA 49 E OBSERVÂNCIA DOS ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS RELACIONADOS À ÁREA DE BRIGADA EMERGÊNCIA E RESGATE.











SALVADOR/BA
2009


ROMUALDO SANTOS BONFIM



RESENHA TEMÁTICA DO FILME BRIGADA 49 E OBSERVÂNCIA DOS ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS RELACIONADOS À ÁREA DE BRIGADA EMERGÊNCIA E RESGATE.




Trabalho apresentado como requisito parcial para complemento da AV I do 2º semestre do curso de Gestão em Segurança Privada da FIB - Centro Universitário da Bahia, Campi Fratelli Vita, pelo graduando Romualdo, turma do 2º semestre na disciplina Organização e Método em Sistema de Emergência. Sob a orientação do professor Vagner Brandão.







SUMÁRIO


1.0 INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------------------- 3
2.0 RESENHA TEMÁTICA--------------------------------------------------------- 4
3.0 CONSIDERAÇÕES FINAIS -------------------------------------------------- 5
4.0 REFERÊNCIAS ------------------------------------------------------------------6








1.0 INTRODUÇÃO

O filme expressa toda vida diária do Bombeiro, desde o aviso pelos telefones de emergência. O toque do ferro, a descida do alojamento, o embarque nas viaturas, o trem de socorro em deslocamento para o local da ocorrência com a sirene e o giro flash destacando a passagem dos Bombeiros, indo ao encontro do inesperado, sempre protegendo e salvando, arriscando muitas vezes a própria vida. O momento de maior emoção e comoção. É quando o carro vermelho para em frente à casa do Bombeiro Jack, e traz a notícia que ele foi dado como desaparecido e que não resistiu. Ficou entre os escombros. Esse por incrível que pareça é o dia a dia dos Bombeiros de qualquer Cidade do Mundo, sabe que vai para o Quartel trabalhar, mas não tem a certeza se irá ou não retornar para o seu lar, para poder abraçar sua esposa e filho. Esse filme é lindo, emocionante, dignifica o Profissional Bombeiro, mostra o quanto e sempre é essencial valorizarmos todo e qualquer momento junto de nossa família, dizermos a esposa e filho os quanto os amamos.
A história começa com um incêndio noturno que devasta um armazém em Baltimore. O Bombeiro Jack Morrison (Joaquin Phoenix) entra no prédio para procurar vítimas presas no 12º andar. A equipe consegue resgatar um homem, mas o chão desaba, atirando Jack num caldeirão de fogo. Enquanto aguarda o resgate, vai recordando sua carreira na corporação: a chegada no quartel como novato, a camaradagem, os primeiros trabalhos e salvamentos, as perdas... E como chegou a constituir sua família. Do lado de fora, o capitão Mike Kennedy (John Travolta) procura desesperadamente criar estratégias para salvar seu amigo. O filme avança e recua dessa sequência para mostrar como foi à vida de Jack no Departamento de Bombeiros de Baltimore.


2.0 RESENHA TEMÁTICA


O filme mostra como é importante a atividade de Bombeiro em qualquer Cidade do Mundo, retrata com fidelidade, diversos cenários de incêndio e técnicas de salvamento às vítimas e combate ao fogo, são nesses temas que irei apontar os aspectos positivos e negativos do filme, não estou aqui com o objetivo de realizar críticas em relação a roteiro e filmagem geral da película, apenas em abordar especificamente o proposto por nossa matéria que se chama Organização e Métodos em Sistema de Emergência.
Baltimore é uma cidade portuária onde existem também refinarias e grandes edifícios, por tanto uma cidade como qualquer outra no mundo, nada mais justo do que um Batalhão de Bombeiros com capacidade e ferramentas a disposição para ajudar o cidadão comum, em diversas operações de resgate e combate ao fogo podemos notar procedimentos básicos e ações executadas em equipe ou não, desencadeando o combate em si, como principal destaque foi à organização das equipes, onde eram divididas em grupo de resgate, combate ao incêndio e o comando de toda operação que por sua vez planejava organizava e orientava toda a equipe. Em uma determinada parte do filme vemos uma cena onde Martin O'Malley, que interpreta o prefeito em Brigada 49, era realmente o prefeito de Baltimore no período das filmagens, analisando as plantas do edifício em chamas juntamente com o capitão Mike Kennedy (John Travolta), me pergunto que exemplo será que o Prefeito de qualquer cidade iria para frente de um combate a incêndio planejar juntamente com o Comando dos Bombeiros a melhor ação, dividir os riscos e às glórias ou apenas está preparado para uma ação dessas como demonstrou o Prefeito de Nova York (Rudolph Giuliani) no fatídico dia de 11 de setembro de 2001. Será que temos em nossas 5.562 prefeituras de todo o Brasil um Prefeito preparado para um acontecimento parecido com aquele ocorrido em Nova York?
Não estou querendo discutir sobre técnicas, pois bem treinadas sabemos que sua aplicação será um sucesso, mais o filme não retrata os treinamentos daí vemos as técnicas sendo aplicadas em diversas cenas como rapel, salvamento em locais confinados e etc... Apenas achei como aspecto negativo não valorizar os treinamentos, inclusive nas cenas de perdas ou acidentes está claro em sua maioria que a imprudência levou a acontecer é o caso onde o Bombeiro Tommy Drake (Morris Chestnut) leva uma descarga de vapor no rosto quando combatia uma ocorrência na Estação de Gás e Eletricidade da Cidade, o mesmo estava sem mascara de proteção e capacete.


3.0 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Discorrer sobre um tema tão apaixonante como Bombeiros, foi muito gratificante e além de tudo assistir um filme que até então não tive a oportunidade de vê-lo foi sem dúvida uma excelente diversão, aprendizado onde valeu o entretenimento, busca do conhecimento e além de fazer uma resenha temática foram realmente muito bons, saliento que não sou crítico de cinema nem tão pouco de ação dos Bombeiros, mas dentro do que estou pretendendo desenvolver para a minha profissão essa será uma das atividades que analisarei com mais carinho.
Sem dúvida está preparado para gerenciar qualquer tipo de crise em nosso trabalho e vida é o diferencial que podemos demonstrar e isso ficou muito claro no filme Brigada 49 o gerenciamento de todas as crises, foi o que com minha pequena experiência pude observar.




4.0 REFERÊNCIAS

Filme: Brigada 49
Estúdio: Touchstone Pictures / Beacon Communications LLC / Fantail Films Inc. / Casey Silver Productions
Distribuição: Buena Vista Pictures
Direção: Jay Russell
Roteiro: Lewis Colick
Produção: Casey Silver
Música: William Ross
Fotografia: James L. Carter
Desenho de Produção: Tony Burrough
Direção de Arte: Gregory Bolton, Kevin Constant e Paul D. Kelly
Figurino: Renee Ehrlich Kalfus
Edição: Bud S. Smith e M. Scott Smith.
http://ladder49.movies.go.com
www.adorocinema.com
www.beatypop.blogspot.com
www.lendo.com.br
www.scholar.google.com.br
www.folha.uol.br
Acesso em: 22 mar. 2009.